Em resposta ao Requerimento nº 112/2025, de autoria dos Vereadores da Câmara Municipal de Jales, a Prefeitura, por meio dos Secretários Municipal e Adjunto de Obras, Infraestrutura e Desenvolvimento Urbano, respectivamente Manoel Andreo de Aro e André Hideaki Matsukawa, e do Chefe de Divisão de Instalações Elétricas e Iluminação Pública, Ricardo André Angeluci, disse que a iluminação da Praça “Dr. Euphly Jalles” e do Viaduto “Delegado de Polícia Dr. Sebastião Biazi” já foi integralmente restabelecida.
No Requerimento, os Edis haviam perguntado se o material comprado para o conserto dos pontos que estão sem a iluminação adequada, tais como a referida praça e o mencionado viaduto, assim como a Avenida “Engº Euphly Jalles” e a rotatória do bairro da Vila União, já chegou à cidade e, se sim, por que ainda não teriam sido realizadas as obras.
A Pasta, em ofício, afirmou que o material destinado ao restabelecimento da iluminação pública da praça já foi devidamente instalado e testado, encontrando-se em pleno funcionamento, assim como o material utilizado no viaduto.
Em relação à avenida, especificamente na Pista de Caminhada Carlos José Sacco “Sakinho”, os Secretários e o Chefe de Divisão explicaram que a entrega inicial dos materiais já havia sido realizada, no entanto, durante a inspeção técnica foi constatada a necessidade de uma quantidade maior de materiais, devido à constatação de novos atos de vandalismo e roubos, conforme consta em Boletim de Ocorrência, que pode ser visualizado no link https://abre.ai/resposta-requerimento-112-2025.
Dessa forma, de acordo com eles, foi emitido um novo pedido complementar de materiais, e os serviços serão iniciados e concluídos assim que ocorrer a entrega dos itens complementares. “No que se refere à Rotatória do bairro Vila União – ‘Praça da Abolição’, informamos que estamos aguardando a chegada do cabeamento elétrico específico, essencial para o restabelecimento da iluminação no local”, acrescentaram.
Os Vereadores também questionaram, no Requerimento, se existe um cronograma de prioridades a ser seguido para a instalação de iluminação nesses pontos escuros e, sendo a resposta afirmativa, pediram para saber os prazos para a conclusão.
Aro, Matsukawa e Angeluci responderam que o cronograma será executado com a chegada dos materiais, tendo em vista a necessidade de abertura das valas para reinstalação de eletrodutos, o que está condicionado à verificação prévia da disponibilidade do maquinário adequado para esse serviço.
Por último, na ocasião da elaboração do Requerimento, os Edis haviam indagado se as obras ainda não teriam sido executadas pela falta de algum material. Em caso afirmativo, haviam perguntado qual seriam esses materiais e se já teriam sido comprados.
A Secretaria reforçou que, em relação à praça e ao viaduto, a iluminação encontra-se em pleno funcionamento. Quanto à avenida, especificamente na pista de caminhada, e à rotatória, os Secretários e o Chefe de Divisão encaminharam, no ofício de resposta, os pedidos de empenho dos materiais correspondentes. O conteúdo também pode ser acessado pelo link https://abre.ai/resposta-requerimento-112-2025.
Mais detalhes sobre o Requerimento e a resposta estão disponíveis no link https://jales.siscam.com.br/Documentos/Documento/51959.