Aprovado por unanimidade nesta segunda-feira, dia 10 de novembro, na 1839ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Jales, o Requerimento nº 207/2025, das Vereadoras Andrea Cristina Moreto Gonçalves (PODE) e Eliane Miranda Matsukawa (REPUBLICAN), trata do pedido de informações à Prefeitura sobre a inclusão da Rua José Bonifácio de Andrada e Silva, na região próxima ao Córrego do Açude, em algum planejamento para receber obras de asfaltamento.
“É uma situação muito complicada para a saída dos moradores, sem guia, sem canalização, sem asfalto. Esse é um questionamento à Secretaria de Obras junto à administração, para que possamos ter uma resposta para o morador que ali reside, para acalmar essa situação e tentar incluir no programa Nossas Ruas para resolver a situação do bairro”, disse Moreto na Sessão Ordinária.
No Requerimento, as Edis mencionaram que o trecho da referida rua encontra-se em condições inadequadas de tráfego, dificultando a mobilidade de moradores e trabalhadores da região, e lembraram que o local apresenta recorrentes problemas de escoamento das águas pluviais, ocasionando alagamentos, acúmulo de lama e erosões, o que agrava ainda mais as dificuldades de circulação e segurança pública.
Também argumentaram que o asfaltamento e a devida canalização das águas fluviais do córrego existente naquela localidade são medidas indispensáveis para se garantir infraestrutura adequada, preservação ambiental e melhoria na qualidade de vida dos munícipes daquela área, e apontaram que enquanto o asfaltamento definitivo não é implantado, faz-se necessária a realização de serviços preventivos de melhorias na via para se minimizar transtornos e assegurar condições mínimas de tráfego.
Dessa forma, no Requerimento as parlamentares perguntaram se a Rua José Bonifácio de Andrada e Silva, na região próxima ao Córrego do Açude, está incluída em algum planejamento da Prefeitura Municipal para receber obras de asfaltamento.
Outra dúvida levantada foi se há estudos ou projetos em fase de elaboração para a canalização das águas fluviais naquele trecho. Em caso afirmativo, pediram para saber qual é o prazo estimado para a execução dessas obras.
Por fim, Moreto e Miranda questionaram se seria possível, enquanto não ocorrer o asfaltamento e a canalização adequada, a adoção de medidas emergenciais de melhoria da via, como nivelamento, cascalhamento e limpeza, entre outras, de forma a se reduzir os transtornos enfrentados pelos usuários.
Outros detalhes sobre o Requerimento estão disponíveis no link https://jales.siscam.com.br/Documentos/Documento/53402.

sexta, 14 de novembro de 2025 
