A Vereadora Eliane Miranda Matsukawa (REPUBLICAN), por meio do Requerimento nº 209/2025, aprovado por unanimidade nesta segunda-feira, dia 10 de novembro, na 1839ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Jales, solicitou à Prefeitura informações sobre possíveis estudos ou levantamentos prévios para a implantação de lombada eletrônica ou quebra-molas nas imediações da Avenida João Amadeu, nº 410, no Parque Industrial II “Valentim Paulo Viola”.
No documento, a Edil mencionou que o local, onde está instalada a empresa Retífica Balbino, possui considerável fluxo de veículos, inclusive de transporte de cargas e veículos comerciais, e alertou que a circulação de trabalhadores, pedestres e veículos leves exige atenção redobrada para a prevenção de acidentes.
Também salientou a necessidade de adoção de medidas de segurança viária que reduzam o risco de atropelamentos e colisões, como lombadas eletrônicas, quebra-molas, faixas de pedestres e sinalização adequada.
Com esses argumentos, Miranda perguntou, no Requerimento, se existem estudos ou levantamentos prévios realizados pela Prefeitura sobre a possibilidade de implantação de lombada eletrônica ou quebra-molas nas imediações da empresa Retífica Balbino.
Caso não haja estudos prévios, a parlamentar questionou se existe a possibilidade de a Prefeitura Municipal iniciar um processo de avaliação técnica para implantação de medidas de controle de velocidade e segurança viária no local.
Ainda, indagou quais medidas de segurança podem ser adotadas para se aumentar a segurança viária na região, como faixas de pedestres, melhorias na sinalização horizontal e vertical, etc.
Por último, Miranda quis saber se há previsão de estudos sobre mudanças no fluxo viário ou outras intervenções complementares que possam contribuir para a redução de riscos de acidentes naquela área.
Outros detalhes sobre o Requerimento estão disponíveis no link https://jales.siscam.com.br/Documentos/Documento/53413.

sexta, 14 de novembro de 2025 
