Em resposta ao Requerimento nº 200/2025, do Vereador Leandro Antonio Bigotto (PL), a Prefeitura, por meio da Secretária Municipal de Mobilidade Urbana e Segurança Pública, Beatriz Renesto Faile, informou que é inviável o uso do espaço localizado na rua da antiga FEPASA, para atividades recreativas de kart amador.
No documento, Bigotto havia perguntado se existiria, por parte do Poder Executivo, a possibilidade de autorizar o uso do local para essa finalidade, mediante normas de segurança e controle. Em caso afirmativo, quis saber quais seriam as condições, os requisitos e os procedimentos necessários para a utilização do local pelos interessados.
Já em caso negativo, o Edil indagou se haveria viabilidade técnica ou legal para a elaboração de um projeto municipal que regulamente o uso de áreas públicas para práticas esportivas de lazer com veículos de pequeno porte, como karts.
Em ofício, Faile respondeu que o local indicado é inapropriado para esse tipo de atividade, uma vez que abriga outros serviços e fluxos regulares de veículos e pedestres, o que inviabiliza a prática segura do esporte.
“A condução de karts, mesmo em caráter recreativo, exige área controlada, devidamente isolada e estruturada, com barreiras de proteção, fiscalização técnica e normas específicas de segurança, condições estas incompatíveis com o espaço urbano citado. Dessa forma, atualmente, não há viabilidade técnica nem segurança para a autorização de uso do local”, explicou a Secretária.
A recomendação de Faile é realizar a prática em área particular ou privada, que possua infraestrutura adequada e medidas de segurança compatíveis, assegurando a integridade dos participantes e de terceiros.
Mais detalhes sobre o Requerimento e a resposta estão disponíveis no link https://jales.siscam.com.br/Documentos/Documento/53227.

sexta, 14 de novembro de 2025 
