A Secretária Municipal de Mobilidade Urbana e Segurança Pública, Beatriz Renesto Faile, respondeu ao Requerimento nº 197/2025, de autoria da Vereadora Franciele Cristina Villa Matos (PL), sobre a limpeza e manutenção periódica do Terminal Rodoviário Intermunicipal de Passageiros “Prefeito José Antônio Caparroz”.
No documento, Villa questionou se o local possui atualmente contrato ativo de limpeza e manutenção periódica. Em caso afirmativo, quis saber qual é a frequência da execução desses serviços.
Em ofício, Faile disse que a administração municipal acompanha de forma contínua as condições de uso e funcionamento do terminal, reconhecendo sua relevância para o transporte intermunicipal de passageiros, e que a limpeza do local é realizada regularmente pelos próprios funcionários do local, garantindo a manutenção da higiene e o bem-estar dos usuários.
Outra dúvida da Vereadora no Requerimento foi se há previsão de medidas para o controle da infestação de pombos no local, em virtude da grande quantidade de fezes e do risco à saúde pública.
A Secretária esclareceu que se trata de matéria de competência da Vigilância Sanitária Municipal, órgão vinculado à Secretaria de Saúde, responsável pela adoção de medidas preventivas e corretivas voltadas à proteção da saúde pública.
Mais uma pergunta da Edil na propositura foi se existe vigilância municipal (presencial ou por câmeras) no período noturno e de madrugada no terminal rodoviário. Caso não haja vigilância permanente, a Vereadora perguntou se há previsão de implantação de monitoramento por câmeras, vigia fixo ou atuação mais efetiva da Guarda Civil Municipal no local. Além disso, Villa indagou se a Prefeitura tem conhecimento da situação e já realizou alguma vistoria recente para averiguar as condições de limpeza e segurança do local.
A resposta de Faile foi que o terminal conta com patrulhamento periódico realizado pela Guarda Civil Municipal, que atua de forma preventiva, garantindo maior segurança e preservação da ordem no local. “O espaço também dispõe de totem de monitoramento ativo 24 horas, que reforça a vigilância e permite o acompanhamento remoto de ocorrências, contribuindo para a atuação imediata das equipes de segurança sempre que necessário”, completou.
A possível existência de projeto ou planejamento em andamento para revitalização, reforma ou de readequação estrutural, também foi objeto de questionamento da Vereadora.
De acordo com Faile no ofício, a administração municipal reafirma seu compromisso com a manutenção, conservação e melhoria contínua da estrutura e dos serviços oferecidos no terminal rodoviário, buscando sempre garantir um ambiente seguro, limpo e adequado à população e aos visitantes.
Por último, levando em conta que a empresa Expresso Itamarati é atualmente a principal operadora de transporte no local, Villa quis saber se existe a possibilidade de a Prefeitura notificar a empresa e os responsáveis pelo seu guichê, a fim de que apresentem justificativas sobre os atrasos frequentes e as condições inadequadas de atendimento aos usuários, especialmente no período noturno.
Faile ressaltou que eventuais atrasos e falhas no atendimento são de responsabilidade exclusiva da empresa Expresso Itamarati, responsável pela regularidade das viagens e pelo cumprimento dos horários. “Considerando as situações relatadas, a administração municipal oficiará a empresa Expresso Itamarati, solicitando esclarecimentos quanto aos atrasos verificados e às condições de atendimento aos usuários, sobretudo no período noturno, com o objetivo de promover as devidas adequações e garantir a melhoria contínua dos serviços oferecidos à população”, informou a Secretária.
Mais detalhes sobre o Requerimento e a resposta estão disponíveis no link https://jales.siscam.com.br/Documentos/Documento/53199.

sexta, 14 de novembro de 2025 
