• contraste
  • zoom +
  • reset
  • zoom -
  • zoom -
terça, 06 de janeiro de 2026
Prefeitura responde a Requerimento sobre incidente envolvendo ônibus escolar de Mirandópolis
17 de dezembro de 2025
Na foto, a autora do Requerimento, Vereadora Franciele Villa


A Prefeitura, por meio do Secretário Municipal de Obras, Infraestrutura e Desenvolvimento Urbano, Manoel Andreo de Aro, respondeu ao Requerimento nº 218/2025, da Vereadora Franciele Cristina Villa Matos (PL), sobre um incidente ocorrido no dia 12 de novembro, envolvendo um ônibus escolar de Mirandópolis, após o rompimento da grade de galeria pluvial no Parque das Flores.

No Requerimento, a parlamentar perguntou se a Prefeitura Municipal teria ciência do acidente e se foi instaurada alguma averiguação técnica ou sindicância administrativa para apurar as causas do acidente e a responsabilidade pela falta de manutenção da estrutura. Em ofício, Aro disse que sua Pasta foi prontamente informada sobre o ocorrido e teve acesso às imagens do incidente, buscando averiguar as possíveis causas. “Quando necessárias, as manutenções das proteções metálicas são demandas pertencentes à Secretaria de Obras”, esclareceu.

Outra dúvida de Villa no Requerimento foi se a Secretaria Municipal de Obras, Infraestrutura e Desenvolvimento Urbano já realizou vistoria nas demais galerias pluviais do bairro Parque das Flores, visando a identificar outras estruturas comprometidas e a adotar medidas preventivas. Também questionou se existe cronograma de manutenção, substituição ou recuperação das grades metálicas das galerias pluviais em toda a cidade. Em caso afirmativo, quis saber qual é o prazo previsto para execução no Parque das Flores.

De acordo com Aro no ofício, as vistorias nos pontos onde se encontram instalados os dispositivos são realizadas em momentos oportunos, “sempre condicionadas à disponibilidade das melhores condições técnicas e materiais”. “É de se ressaltar que a necessidade da realização dessas intervenções paralelamente a outras demandas também de suma importância, impossibilita muitas vezes a elaboração de um cronograma e consequentemente seu cumprimento, considerando situações supervenientes onde os atendimentos imediatos se tornam imprescindíveis”, explicou.

Por último, Villa indagou quais providências imediatas estão sendo tomadas para se reparar a galeria danificada e garantir a segurança dos moradores e motoristas que trafegam pela via. A resposta de Aro foi que há um planejamento para a continuidade da execução das correções necessárias pendentes a partir do início do exercício de 2026, juntamente com a abertura das disposições orçamentárias e dos processos licitatórios para aquisição de materiais.

Mais detalhes sobre o Requerimento e a resposta estão disponíveis no link https://jales.siscam.com.br/Documentos/Documento/53494.