Câmara e Provedoria da Santa Casa buscam ajuda no Governo estadual
16 de março de 2007

Com um calhamaço de pedidos em mãos, a presidenta da Câmara de Jales, Aracy Murari Cardozo e os vereadores Gilberto Alexandre de Moraes, Jediel Zacarias e Claudir Aranda, juntamente com o provedor da Santa Casa, José Devanir Rodrigues estiveram na Secretaria da Saúde do governo estadual, nessa terça-feira, dia 13, às 15h, em reunião com o assessor técnico, Dr. Albano da França Rocha Sobrinho.
Na reunião, entregaram ao Dr. Albano ofício com o processo demonstrativo da atual situação da Santa Casa de Jales, com dados numéricos da dívida acumulada e relação dos aparelhos sucateados.
Também foram protocolados pedidos de: um aparelho de tomografia; liberação de recursos na ordem de R$ 800 mil para a reforma e adequação das enfermarias num total de 60 leitos; incluindo áreas de apoio de 940m2; construção do centro de esterilização; centro cirúrgico; U.T.I. e maternidade.
Outro assunto abordado pelo provedor, José Davanir, foi a questão da quantidade de atendimento que a Santa Casa vem realizando. ?Não temos condições de atender toda a região. Hoje mais de 40 % dos procedimentos são pacientes das cidades que circundam a nossa?, afirmou ele. ?Se cada município que atendemos auxiliasse com uma pequena quantia - em média R$ 3 mil - é claro que não estaríamos nesta situação?, completou.
Finalizando, José Devanir Rodrigues, falou sobre as necessidades da Santa Casa e que espera contar com o governo para não ter que fechar aquela entidade como vem acontecendo em outras cidades. Dr. Albano, não fez nenhuma promessa, mas ressaltou que fará gestões junto ao secretário de Estado de Saúde, Dr. Luiz Roberto Barradas Barata.
Na verdade, cabe aos prefeitos e vereadores dos municípios, que são atendidos pela Santa Casa, estabelecerem contatos com deputados e secretários do governo no sentido de angariarem apoio para as causas daquela entidade a qual presta um grande serviço à saúde da região.