Vereadores de Maracaju visitam Câmara Municipal de Jales
29 de março de 2007

Nessa segunda-feira, 26, os vereadores, Ermeto Lazaretti, Oclilane Sanches do Nascimento e o presidente, Celso Luís da Silva Vargas, do Legislativo de Maracaju do Estado do Mato Grosso do Sul estiveram visitando o Poder Legislativo jalesense. A recepção aos Nobres Vereadores daquela cidade, ficou a cargo da presidenta, Aracy (Tatinha) e do vereador Claudir Aranda.
Na pauta da visita estavam os seguintes assuntos: o andamento do Legislativo de Jales e sua funcionalidade, elaboração de projetos, número de funcionários, repasse do duodécimo, cana-de-açúcar, projeto Terras do Sol e pinhão manso.
Primeiramente os Nobres Vereadores foram recepcionados na sala da presidência Tatinha que falou do trabalho realizado no âmbito da Casa. Também, Aracy fez uma pequena passagem pelos departamentos: administrativo, secretária, sala de imprensa, sala da assessoria parlamentar e contadoria, ainda, o plenário presidente Tancredo Neves onde conheceram todo o sistema de som, transmissões das sessões e mesa diretora.
Tatinha, explicou sobre o projeto que proíbe a queima da palha da cana de açúcar recentemente aprovado. O projeto Terras do Sol despertou o interesse dos Nobres Edis que gostaram da idéia do cultivo do pinhão manso como alternativa para os pequenos produtores que vivem da agricultura familiar.
Os vereadores de Maracaju ressaltaram a preocupação quanto ao avanço da cana-de-açúcar naquele município. ?Estamos apreensivos em função de que nosso município é composto por latifúndios, o que torna a região alvo fácil das grandes usinas?, afirmou o presidente, Celso Luís.
?A cana-de-açúcar tem avançando nos últimos anos em nossa região de forma rápida, fazendo com que diversas culturas deixem de existir. Assim, tememos que a região passe a ser de monocultura e ocorra um êxodo rural provocando um inchaço das cidades?, lamentou a presidenta Aracy.