Vereadores participam da reunião sobre o Biodiesel e pinhão manso
01 de junho de 2007

Nessa sexta-feira, 1º de junho, a presidenta Aracy juntamente com os vereadores, Gilberto Alexandre de Moraes, Osmar Pereira Rezende, Jediel Zacarias e Luís Especiato participaram da reunião e assinatura do protocolo entre a Prefeitura de Jales, Consórcio Terras do Sol e as empresas Curcas Diesel Brasil e D1 Oils, da Inglaterra.
Em reunião ficou estabelecido que Jales terá um Centro de referência da Jatropha Curcas, com a compra de uma área rural. A idéia do Centro já motivou a Associação dos Plantadores de Pinhão Manso da Região de Jales, que pretende dar toda a assistência aos agricultores para iniciarem o plantio.
Também estiveram presentes representantes da empresa, Mike Lu (procurador da Curcas) e Steve Douty (chefe Executivo) e Paul Bottrill (Diretor de abastecimento a D1 Oils). Ainda, o prefeito Humberto Parini, diversos prefeitos da região, agricultores interessados nessa nova cultura e secretários do município.
O protocolo estabelece um programa que define o plantio de 10 mil hectares do pinhão manso, uma unidade de processamento e obtenção do óleo cru. Entre outros objetivos, o protocolo também prevê parcerias com as escolas técnica e universidades, quando a formação de profissionais na área, visando à assistência no plantio e no manuseio do produto.
Segundo a vereadora, Tatinha, ?a Cursas Diesel pode transformar o sonho de muitos agricultores em realidade; assim como fazer de Jales, um centro produtor de biodiesel?.