Vereadores, Prefeito e OAB vão ao Tribunal Regional Federal
19 de setembro de 2007
Nessa terça-feira, dia 18 de setembro, a presidenta, Aracy de Oliveira Murari Cardozo, e o vereador Luís Especiato, juntamente com o prefeito Humberto Parini e o presidente da subseção da OAB de Jales, Guilherme Soncini da Costa estiveram na capital paulista em audiência com a presidenta do Tribunal Regional Federal da 3ª Região, a desembargadora Marli Ferreira.
A audiência, que foi agendada em Brasília, pelo vereador Luís Especiato e o prefeito Parini teve por objetivo a discussão em torno da construção do prédio para abrigar a Justiça Federal, subseção 24ª de Jales, criada pela Lei 9788, de 19/02/99, e implantada a partir de 20.04.2001, a qual se encontra instalada na Rua Seis, esquina com a Avenida Francisco Jalles, prédio do antigo banco do Brasil.
O prefeito Parini, com o apoio da Câmara Municipal, ofereceu à presidenta Marli Ferreira um terreno doado pelo município para que o Tribunal possa construir o prédio próprio. Parini também reconhece que a Justiça Federal não está instalada adequadamente, pois faltam espaço físico, estacionamento para os juízes e usuários, além de tudo, o atual prédio foi adaptado para abrigar a instituição por um curto período e que já não atende às necessidades.
A desembargadora e presidenta do Tribunal, Marli Ferreira, alegou a falta de dotação orçamentária para a construção do prédio. Mas se disse sensibilizada com a proposta e com a preocupação das autoridades do município, e que o ideal seria incluir o pedido de construção no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do Governo Federal.
A presidenta da Câmara Municipal, Aracy (Tatinha), também afirmou que os vereadores apóiam a idéia da doação do terreno para esse fim. ?O Legislativo Jalesense não faltará com o seu apoio, principalmente nesse caso em que se pretende consolidar definitivamente a Justiça Federal em nosso município?. Ela lembrou ainda, ?a instalação da Justiça Federal em nosso município foi uma conquista do povo jalesense, agora cabe a nós a manutenção com ações no sentido de garantir a permanência desse órgão em nossa cidade? finalizou.

sexta, 17 de outubro de 2025 
