Por meio do Requerimento nº 55/2025, aprovado por unanimidade nesta terça-feira, dia 22 de abril, na 1818ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Jales, a Vereadora Andrea Cristina Moreto Gonçalves (PODE) solicitou da Prefeitura informações sobre algum projeto ou programa de atenção especializada às mulheres portadoras de fibromialgia na cidade, e sobre o sistema de emissão do “Cartão de Prioridade” para estacionamento destinado às pessoas diagnosticadas com a patologia.
“É de extrema importância para a saúde e o bem-estar da nossa população o reconhecimento das pessoas diagnosticadas com fibromialgia. O Projeto de Lei de 2021 instituiu em Jales o Dia Municipal da Conscientização sobre a Fibromialgia, e essa data – 12 de maio - tem como objetivo dar visibilidade a esse grupo. Os questionamentos que fiz são sobre fisioterapia e precisamos ter mais informações sobre as vagas de estacionamento, consultas e prioridades”, apontou Moreto na Sessão.
A parlamentar mencionou que mais de 90% de pessoas acometidas pela fibromialgia são mulheres. “Precisamos fazer com que essas informações estejam mais claras para que essas mulheres que são acometidas cheguem a elas. Com a reforma do [Centro Municipal de Reabilitação, mais conhecido como] Centrinho, poderíamos ter a oportunidade de tratamento com prioridade à população com fibromialgia”, ressaltou.
Detalhes sobre o Requerimento estão disponíveis no link https://jales.siscam.com.br/Documentos/Documento/51473.