
O Presidente da Câmara Municipal de Jales, Vereador Bruno Henrique de Paula (PL), solicitou informações à Diretoria Regional de Ensino de Jales e à Prefeitura, por meio dos Requerimentos nº 58 e 59/2025, respectivamente sobre a adesão, na cidade, do modelo de Escola Cívico-Militar para alguma escola estadual e/ou municipal. As proposituras foram aprovadas por unanimidade nesta terça-feira, dia 22 de abril, na 1818ª Sessão Ordinária da Câmara.
“Pelas informações que obtive, gostaria de saber por que nenhuma das escolas estaduais [de Jales] se inscreveu para esse modelo de Escola Cívico-Militar, diferentemente de toda a nossa região. É um questionamento da própria população querendo que seu filho ingresse em uma escola um pouco mais rígida. Sabemos que em Escola Cívico-Militar você precisa ter um comportamento completamente diferente do que hoje é se tem dentro das escolas municipais e estaduais”, colocou de Paula na Sessão.
O parlamentar reforçou que “meu questionamento é se a municipalidade tem esse interesse de implantar um modelo para tentar ver se dá certo em nossa cidade, ou se o Estado tem interesse de, aqui em Jales, implantar uma escola para que o adolescente tenha essa oportunidade”. “Sabemos que tem que testar para ver se dá certo ou não, mas é um teste que deu certo em todos os lugares onde foram implantados”, afirmou.
Outros detalhes sobre os Requerimentos estão disponíveis nos links https://jales.siscam.com.br/Documentos/Documento/51480 e https://jales.siscam.com.br/Documentos/Documento/51482.