Com a Moção de Pesar nº 15/2025, aprovada por unanimidade na segunda-feira, dia 5 de maio, na 1820ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Jales, a Vereadora Franciele Cristina Villa Matos (PL) prestou homenagem póstuma ao Papa Francisco, que faleceu no dia 21 de abril de 2025.
No documento, direcionado a toda a Igreja Católica e a comunidade cristã, a parlamentar manifestou votos de profundo pesar pelo falecimento do líder maior da igreja católica. “O Papa Francisco foi um líder religioso que pregava não apenas o evangelho, mas também a inclusão, o amor, a união entre os povos e principalmente a compaixão ao próximo”, diz a propositura.
Também consta que foi o primeiro Papa latino-americano e que “deixou um legado a todos nós, para que aprendamos a perdoar, a ter empatia com o próximo, e, durante seus doze anos de papado, fez uma igreja mais leve, serena e acolhedora”.
Villa também menciona na Moção que “sua partida representa uma perda irreparável a toda a população mundial, principalmente neste momento de turbulência em que o mundo vive, com guerras e genocídios, onde o Papa Francisco sempre foi o apaziguador”.
“Nesse momento de dor, de luto, o Poder Legislativo jalesense expressa publicamente suas condolências a toda a comunidade cristã, em especial à católica, desejando-lhes forças para enfrentar essa perda irreparável”, finaliza a Edil na propositura.
Outros detalhes sobre a Moção estão disponíveis no link https://jales.siscam.com.br/Documentos/Documento/51582.