O Secretário Municipal de Agronegócios, Meio Ambiente e Bem-estar Animal, Ademir Balero Molina, e o Diretor do Departamento de Meio Ambiente, João Gabriel Segantine, responderam ao Requerimento nº 135/2025, de autoria da Vereadora Andrea Cristina Moreto Gonçalves (PODE), sobre a possível existência de um programa específico para a roçagem e limpeza das guias e calçadas situadas no quadrilátero central de Jales.
No documento, Moreto perguntou se existe, no âmbito da administração municipal, o planejamento para essa finalidade. Molina e Segantine, em ofício, responderam afirmativamente à questão.
A Edil também quis saber qual é a periodicidade desses serviços, quais são os setores abrangidos e de que forma é realizado o acompanhamento das ações. A resposta foi que os serviços de roçagem são realizados diariamente e abrangem todo o perímetro urbano do município, e que no quadrilátero central é realizado mensalmente e de forma emergencial, em pontos específicos do setor, de acordo com a necessidade.
“O acompanhamento é realizado pelos servidores da Secretaria Municipal de Agronegócios, Meio Ambiente e Bem-estar Animal, por meio de vistorias in loco e de registro fotográfico diário da realização dos serviços”, completaram o Secretário e o Diretor.
Na ocasião da elaboração do Requerimento, Moreto havia indagado, em hipótese negativa sobre a existência do planejamento e da execução dos serviços, se haveria previsão de elaboração de um cronograma de manutenção regular voltado a essa região, diante da sua relevância comercial, urbana e turística. Molina e Segantine responderam “prejudicado” pelo fato de as ações questionadas serem realizadas.
Outros detalhes sobre o Requerimento e a resposta estão disponíveis no link https://jales.siscam.com.br/Documentos/Documento/52379.