Por meio da Moção de Pesar nº 42/2025, aprovada por unanimidade nesta segunda-feira, dia 25 de agosto, na 1831ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Jales, o Vereador Rivelino Rodrigues (PP) homenageou postumamente José Carlos da Silva, falecido em acidente em sua propriedade rural.
No documento, o parlamentar manifestou votos de profundo pesar pelo seu falecimento, ocorrido no dia 9 de julho de 2025. “José Carlos da Silva, carinhosamente conhecido como ‘Zezão da Agrale’, era um cidadão simples, trabalhador e amplamente estimado pela comunidade jalesense e da região. Seu apelido fazia referência à sua paixão pelos tratores da marca Agrale, o que tornou seu nome uma referência no meio rural e agrícola local”, diz o Edil na propositura.
Nela também consta que o acidente que vitimou Zezão ocorreu enquanto ele realizava um procedimento técnico de engate de um equipamento pulverizador – conhecido como “jumbinho” – ao seu trator, durante a aplicação de defensivos agrícolas. “Em meio à manobra, o trator acabou se deslocando inesperadamente e a carreta acoplada passou sobre seu corpo, ocasionando ferimentos gravíssimos. Zezão foi prontamente socorrido por sua filha, que acionou o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência - SAMU. Mesmo após o atendimento emergencial na Santa Casa de Misericórdia de Jales, infelizmente, ele não resistiu aos ferimentos”, é detalhado na Moção.
Sua morte, de acordo com Rodrigues no documento, comoveu profundamente a população, não apenas pelo caráter trágico do ocorrido, mas também pela figura humana que Zezão representava. “[Era um] homem de fala mansa, de espírito solidário, trabalhador incansável, com profunda ligação à terra, aos valores do campo e ao desenvolvimento da agricultura familiar em nossa região. O velório e sepultamento ocorreram na cidade de Pirangi, onde residem familiares e onde suas raízes permanecem vivas”, é informado na propositura.
Rodrigues menciona ainda, no documento, que Zezão “deixa um legado de simplicidade, força e dignidade, que permanece no coração daqueles que com ele conviveram”. “Sua ausência será sentida não apenas por seus familiares, mas por todos os amigos, vizinhos e companheiros da lida rural que reconheciam nele um verdadeiro símbolo do homem do campo”, completou o Edil.
“A Câmara Municipal de Jales, com esta Moção, expressa sua solidariedade à família enlutada, externando profundo respeito, consideração e saudade. Que o exemplo de vida de Zezão da Agrale continue a inspirar as futuras gerações no compromisso com o trabalho honesto e com a valorização do campo”, finaliza o documento.
Outros detalhes sobre a Moção estão disponíveis no link https://jales.siscam.com.br/Documentos/Documento/52539.