
A Vereadora Franciele Cristina Villa Matos (PL) pediu informações ao Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região de Jales - Consirj, por meio do Requerimento nº 150/2025, sobre a possibilidade de contratação de médicos pediatras para atendimento específico na Unidade de Pronto Atendimento - UPA 24h da cidade. A propositura foi aprovada por unanimidade nesta segunda-feira, dia 25 de agosto, na 1831ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal.
“Sempre pensei na UPA com pediatra e ginecologista. É uma demanda muito grande, e sabemos que lá uma criança é atendida por um clínico geral. Sabemos o quanto a UPA é importante hoje para o nosso município. A despesa não é barata para Jales, mas a demanda é grande, e um pediatra ali faria diferença na vida de muitas mães, que não encontram guia para atendimento de urgência e emergência para os filhos, quando ficam doentes”, salientou Villa na Sessão Ordinária.
No Requerimento, a Edil perguntou se existe a possibilidade, no âmbito do Consórcio, de contratação de médicos pediatras para atendimento específico na UPA 24h, qual é o valor médio e aproximado para a contratação de um profissional médico com especialização em pediatria e qual é o valor atualizado dos débitos de cada município consorciado junto ao Consirj.
Outras dúvidas da parlamentar foram qual é o número mínimo de habitantes exigido para o município sede, para que uma UPA seja considerada de referência regional, e se há estudos ou planejamento em andamento para a implantação de uma ala de pediatria na UPA 24h. Em caso afirmativo, quis saber quais são os prazos e as etapas previstas.
Mais detalhes sobre o Requerimento estão disponíveis no link https://jales.siscam.com.br/Documentos/Documento/52599.