
Por meio do Requerimento nº 152/2025, a Vereadora Andrea Cristina Moreto Gonçalves (PODE) pediu informações à Prefeitura sobre providências a respeito da concentração de andarilhos e usuários de drogas na Praça “João Mariano de Freitas”. A propositura foi aprovada por unanimidade nesta segunda-feira, dia 25 de agosto, na 1831ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Jales.
“A Praça ‘João Mariano de Freitas’ está acometida por andarilhos e usuários de droga. É uma praça bonita, revitalizada, onde as pessoas se sentam e levam os filhos para brincarem no parquinho. Mas não tem mais como: os bancos estão cheios de mochilas, sacolas e pertences, e às oito horas da manhã, eles ainda estão dormindo. Não tem mais como sentar na praça, porque pedem dinheiro e incomodam. E como se usa o banheiro? É um perigo. Nós somos um centro de região e não podemos passar por essa situação”, disse Moreto na Sessão Ordinária.
No Requerimento, a Edil perguntou se a Prefeitura Municipal tem conhecimento da situação relatada na Praça “João Mariano de Freitas”, especialmente no que se refere à concentração de andarilhos e usuários de drogas.
Outra questão foi quais medidas a municipalidade tem adotado ou pretende adotar para coibir tais práticas e restabelecer a ordem e a segurança no local.
Mais uma dúvida da parlamentar foi se existe a possibilidade de intensificação do monitoramento, seja por meio do uso do totem de vigilância, seja com apoio da Guarda Civil Municipal ou da Polícia Militar.
Por último, Moreto indagou se há previsão para a implementação de ações conjuntas de assistência social e saúde, visando a oferecer acolhimento e tratamento às pessoas em situação de vulnerabilidade que frequentam o local.
Outros detalhes sobre o Requerimento estão disponíveis no link https://jales.siscam.com.br/Documentos/Documento/52665.