
Com a Moção de Aplausos nº 44/2025, a Vereadora Franciele Cristina Villa Matos (PL) parabenizou a Catedral Nossa Senhora da Assunção e os organizadores, apoiadores e voluntários pela Festa de São Cristóvão – Encontro dos Motoristas de Jales 2025, realizada no dia 26 de julho. A propositura foi aprovada por unanimidade nesta segunda-feira, dia 25 de agosto, na 1831ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Jales.
No documento, a parlamentar manifesta “os mais calorosos aplausos pela grandiosa realização da edição 2025 da Festa, que reuniu fé, cultura, solidariedade e milhares de pessoas em um ambiente de comunhão, devoção e alegria popular, consolidando-se como uma das maiores e mais significativas manifestações religiosas e culturais do município e região”.
“Com início nas primeiras horas da manhã, a tradicional carreata partiu da Capela de São Cristóvão, situada na marginal Áureo Fernandes de Faria, reunindo mais de dois mil veículos – entre caminhões, carros e motocicletas – em um cortejo de fé e reverência que percorreu as ruas de Jales até a Catedral Nossa Senhora da Assunção. Lá, foi celebrada a Missa Solene presidida pelo Excelentíssimo e Reverendíssimo Senhor Dom Reginaldo Andrietta, Bispo de Jales, seguida da bênção dos motoristas, reafirmando a devoção a São Cristóvão, padroeiro dos condutores e viajantes”, é relatado na Moção.
Ainda, no documento é acrescentado que a Praça “Dr. Euphly Jalles” transformou-se, ao longo de mais de dez horas de programação, “em um verdadeiro espaço de festa e partilha”, com praça de alimentação, brinquedos para crianças, sorteios, gincanas e um extenso calendário de apresentações musicais no Palco “Dr. Jamil Saad”, com destaque para shows de artistas consagrados e talentos regionais, como Jayne, Dani e Danilo, Bruno e Ed Carlos, Zé Victor e Matheus, Pablo Reis, Ângelo Fernandes, Fredd Viola, Ronaldo César e Banda, e Neto e Felipe, “além da emocionante abertura com a Orquestra de Violeiros de Fernandópolis”.
“Destaca-se que todo o evento foi promovido com o nobre objetivo de arrecadar recursos para a reforma da Catedral Nossa Senhora da Assunção, evidenciando o compromisso da comunidade católica com a preservação de seu patrimônio espiritual e arquitetônico. Em nota pública, o pároco Padre Valter Lucato Campano Junior expressou sua gratidão a todos os envolvidos - pastorais, movimentos da paróquia, voluntários, patrocinadores, profissionais da comunicação e fiéis -, que não mediram esforços para o êxito da celebração”, destaca Villa na propositura.
A Edil salienta que a Moção “busca reconhecer a importância desta manifestação de fé e cultura que, além de fortalecer os vínculos comunitários e espirituais, valoriza a identidade local, promove a solidariedade e enaltece o papel das instituições religiosas e dos meios de comunicação na construção de uma sociedade mais fraterna”.
“Que esta Moção seja registrada nos anais desta Casa como expressão de reconhecimento da Câmara Municipal de Jales à Catedral Nossa Senhora da Assunção, ao padre Valter Lucato Campano Junior, aos músicos, voluntários, profissionais, autoridades, patrocinadores e a toda a comunidade envolvida, desejando que a luz de São Cristóvão continue a proteger os caminhos de todos os motoristas e devotos de nossa terra”, finaliza a Vereadora no documento.
Mais detalhes sobre a Moção estão disponíveis no link https://jales.siscam.com.br/Documentos/Documento/52588.