O Presidente da Câmara Municipal de Jales, Vereador Bruno Henrique de Paula (PL), pediu informações à Prefeitura, por meio do Requerimento nº 155/2025, sobre a possibilidade de se estender a atividade delegada, atualmente exercida pela Polícia Militar, para a Guarda Civil Municipal - GCM, e sobre a existência de estudos ou a possibilidade de a GCM vir a ser denominada oficialmente como Polícia Municipal de Jales. A propositura foi aprovada por unanimidade nesta segunda-feira, dia 1º de setembro, na 1832ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Jales.
“Hoje, a força policial não pode fazer ‘bico’, então a nação dá as atividades delegadas para que, já que ela não pode fazer trabalhos extras, ganhe no outro dia trabalhando para a própria instituição. A Guarda Municipal tem um efetivo de trinta, e é um efetivo pequeno, então esse número não vai dar conta da demanda. Por isso, solicito saber se há possibilidade de o Executivo propiciar uma atividade delegada, um extra, para que possam trabalhar no seu dia de folga”, explicou de Paula na Sessão Ordinária, ressaltando que solicita a atividade delegada para a GCM, mas sem retirar essa atividade da Polícia Militar, do Corpo de Bombeiros ou da Polícia Ambiental.
Outro ponto mencionado pelo Edil foi que “alguns municípios já estão colocando [a denominação atual de GCM como] Polícia Municipal”. “Acho que seria de suma importância [a alteração da designação] porque a GCM é, hoje, uma força policial. Então por que não mudar a nomenclatura?”, questionou de Paula.
Outros detalhes sobre o Requerimento estão disponíveis no link https://jales.siscam.com.br/Documentos/Documento/52672.