
A real situação financeira de Jales foi o tema do Requerimento nº 156/2025, de autoria da Vereadora Franciele Cristina Villa Matos (PL), destinado à Prefeitura. O documento foi aprovado por unanimidade nesta segunda-feira, dia 1º de setembro, na 1832ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal.
Na ocasião, a Edil contou que elaborou o Requerimento ao ouvir de um Deputado que a Prefeitura estaria com restrição em relação à certidão de regularidade da previdência, “e não pode receber recurso dos Deputados”. “Então fiz o Requerimento para saber se realmente está ou não no vermelho ou se são só pessoas falando. Espero que seja aprovado [o Requerimento] para termos certeza e esclarecermos todas as nossas dúvidas, e para podermos ir ao gabinete e pedir emendas para nosso município e nossas entidades”, explicou.
O Vereador Rivelino Rodrigues (PP) mencionou que a falta de repasses dos Governos do Estado de São Paulo e Federal “estão atrasando obras e inviabilizando a conclusão de inúmeras delas”. “Existe, sim, a situação financeira complicada [em Jales], existem atrasos nos pagamentos, porém o cenário é de esferas regional, de estado e federal, e a casa vai ser colocada em ordem, sim, palavras essas dadas pelo nosso Prefeito, com o aval da Secretaria de Fazenda”, salientou.
Por sua vez, o Vereador Luís Especiato (PT) também reconheceu que o momento é de dificuldade, “mas é necessário que tenhamos prioridade na administração”. “Se não temos dinheiro para repassar a nossas entidades, é uma preocupação – e esta Casa é corresponsável. Espero que essas explicações [solicitadas no Requerimento] venham com ações que possam, de fato, corrigir”, disse.
O Edil Vanderley Vieira dos Santos (REPUBLICAN) afirmou que “o Prefeito se comprometeu hoje [ontem], em uma reunião, [dizendo] que até o final de setembro vão acontecer os repasses”. “Quando a União e o Estado não dão suporte ao município, isso vai travá-lo. A cobrança existirá de nossa parte para que sejam feitos os repasses”, ressaltou.
O Vereador Leandro Antonio Bigotto (PL) concordou com os colegas que fizeram uso da palavra na Sessão, “mas nós, como Vereadores representantes do povo, temos que nos unir e ajudar”. “Sei da importância de cada entidade. A dificuldade existe, então acho que precisamos sentar e ver o que pode ser feito. Se o Prefeito se comprometeu a começar a fazer os repasses em setembro, parabéns, mas temos que acompanhar tudo isso”, apontou.
O Presidente da Câmara, Vereador Bruno Henrique de Paula (PL), explicou que, na reunião com o Prefeito realizada nesta segunda-feira, dia 1º de setembro, “foi-nos afirmado que foi feito um compromisso de que até o final deste mês, [o Executivo] fará alguns repasses às entidades”. “Vamos aguardar até o final deste mês para que os repasses sejam feitos, e vamos continuar lutando”, completou.
Detalhes sobre o Requerimento de Villa estão disponíveis no link https://jales.siscam.com.br/Documentos/Documento/52684.