Por meio da Moção de Aplausos nº 51/2025, aprovada por unanimidade nesta segunda-feira, dia 1º de setembro, na 1832ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Jales, o Vereador Fábio Kazuto Matsumura (PRD) parabenizou a Associação Nipo Jalesense pela organização e realização dos eventos Matsuri e Bon Odori 2025, ocorridos nos dias 8 e 9 de agosto, na Praça “Dr. Euphly Jalles”. Na Sessão, integrantes da Nipo, entre eles o Presidente Ederson Hiroshi Sato, estiveram presentes e acompanharam a deliberação da propositura.
“São dois eventos importantes principalmente para nós, que somos descendentes de japoneses e sabemos de sua importância. Tive a oportunidade de ser Presidente da Nipo por nove anos, e fizemos, acredito, um bom trabalho também. Agora o Hiroshi está dando sequência com um belo trabalho. Por isso, esse reconhecimento, Hiroshi, e que você continue sempre com dedicação. Quero parabenizar você e toda a diretoria, e todos os patrocinadores e colaboradores. Foi um evento de aplausos”, destacou Kazuto na Sessão.
A Vereadora Eliane Miranda Matsukawa (REPUBLICAN), que é vice-presidente da Associação, também se manifestou. “Realizamos o Bon Odori e o Matsuri, e foi a primeira vez que nós, da nova diretoria, tivemos a ideia de fazer a céu aberto. No Matsuri, passaram três mil pessoas e no Bon Odori, tivemos cinco mil pessoas presentes em nossa festa. Foi um sucesso. Mostramos que nossa colônia é unida”, declarou.
Na Moção, Kazutomanifesta “os mais calorosos aplausos”, dizendo que os eventos são uma “forma de valorizar a cultura japonesa, promover o intercâmbio cultural e fortalecer os laços de respeito, amizade e convivência entre os povos”.
“A Associação Nipo Jalesense, tradicional entidade representativa da comunidade nipo-brasileira de nosso município, tem desempenhado, ao longo dos anos, um papel fundamental na preservação e difusão dos valores, costumes e expressões culturais do Japão, promovendo eventos que enobrecem a história da imigração e enriquecem a diversidade cultural de Jales”, diz o documento.
Nele, Kazuto afirma que o Matsuri e o Bon Odori “configuram-se como celebrações simbólicas, que unem gerações em torno de danças típicas, gastronomia tradicional, apresentações artísticas e manifestações religiosas, reafirmando o respeito às raízes e o orgulho da identidade cultural nipo-brasileira”.
“A realização do evento em espaço público, aberto à participação de toda a população, representa ainda uma valiosa oportunidade de educação cultural e de convivência comunitária, contribuindo para o fortalecimento do sentimento de pertencimento e da convivência harmoniosa entre os diferentes grupos étnicos e culturais que compõem o tecido social de nossa cidade”, salientou o Vereador na propositura.
“Dessa forma, a Câmara Municipal de Jales manifesta, por meio desta Moção, o mais sincero reconhecimento à diretoria, aos voluntários e colaboradores da Associação Nipo Jalesense, enaltecendo o empenho e a dedicação empenhados na realização do Matsuri e do Bon Odori, eventos de profundo valor histórico, cultural e comunitário”, conclui o documento.
Outros detalhes sobre a Moção estão disponíveis no link https://jales.siscam.com.br/Documentos/Documento/52662.