A Vereadora Franciele Cristina Villa Matos (PL) parabenizou, por meio da Moção de Aplausos nº 58/2025, a Fundação PIO XII – Hospital de Amor, pelo recebimento da sede do Jales Clube para a transformação do local em um moderno Centro Especializado de Reabilitação – CER. A propositura foi aprovada por unanimidade na segunda-feira, dia 1º de setembro, na 1832ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Jales. A Gerente de Enfermagem do hospital, Talita Caceres Minella Rossafa, acompanhou presencialmente a deliberação da Moção.
“O Hospital de Amor é referência para o nosso município. Quero agradecer a todos por terem acreditado no nosso município e instalado o hospital aqui, e com essa nova instalação. Quero agradecer a essa instituição, que pode contar com todos nós, Vereadores. Ela vai acolher todos. Essa instituição é importantíssima para o nosso Brasil”, declarou Villa na Sessão, agradecendo também à diretoria do Jales Clube pela doação da sede.
Após a fala da parlamentar, os Vereadores Rivelino Rodrigues (PP), Luís Especiato (PT) e Vanderley Vieira dos Santos (REPUBLICAN) se manifestaram destacando a importância da conquista e, na Explicação Pessoal, o Presidente da Câmara, Vereador Bruno Henrique de Paula (PL), também parabenizou os envolvidos.
“Queria pedir a você, Talita, que estendesse todo o nosso carinho e a admiração pelo trabalho que vocês fazem no hospital. Sabemos que o Hospital de Amor é uma referência não em âmbito nacional, mas em âmbito mundial. É referência tanto na parte de atendimento humanitário quanto na parte de tecnologia. Realmente fazem a diferença na vida de todas as pessoas que passam por vocês. A conquista desse centro de reabilitação é um marco histórico para o nosso município, e acredito que para o nosso país”, disse de Paula.
Na Moção, Villa manifestou “os mais calorosos aplausos” pela vindoura transformação do local, com gestão da Fundação PIO XII, “o que representa um marco histórico para a saúde e inclusão social de Jales, da região e em nível nacional”.
“A iniciativa garantirá que o espaço seja adaptado e equipado para oferecer atendimento gratuito e de qualidade em múltiplas áreas de reabilitação: auditiva, física, intelectual, mental, visual e oncológica, além de contar com serviços de oficina ortopédica, fisioterapia, esporte adaptado e programas voltados a pessoas com deficiência e autismo”, diz o documento.
Nele também consta que, de acordo com o Diretor Geral das Unidades de Reabilitação e Oficinas Ortopédicas do Hospital de Amor, Daniel Grossi Marconi, a doação já foi efetivada e o local passou oficialmente a integrar a rede do Hospital de Amor, que hoje mantém Unidades de Reabilitação em Barretos/SP, Araguaína/TO e Porto Velho/RO, as quais, somente em 2024, realizaram 116.195 atendimentos, entre consultas médicas especializadas e atendimentos multiprofissionais, além da confecção e adaptação de 3.861 órteses e próteses para pacientes.
“Esse novo equipamento de saúde trará para Jales um atendimento de referência, suprindo carências históricas da população e reforçando o compromisso da Fundação PIO XII com a promoção da saúde pública, da inclusão social e da dignidade humana”, ressaltou Villa na propositura.
A parlamentar também destacou o mérito da diretoria do Jales Clube, que, ao efetivar a doação, “contribuiu de maneira decisiva para que o município receba esse investimento transformador”. “Trata-se de uma conquista que une solidariedade, visão estratégica e responsabilidade social, resultando em benefícios duradouros para milhares de famílias”, é informado no documento.
Segundo Villa, a Moção de Aplausos é um “reconhecimento público do Poder Legislativo Jalesense à Fundação PIO XII – Hospital de Amor, à sua equipe técnica e gestora, bem como a todos os envolvidos nesse importante projeto, que simboliza esperança, qualidade de vida e cuidado integral com os pacientes”.
Outros detalhes sobre a Moção estão disponíveis no link https://jales.siscam.com.br/Documentos/Documento/52715.