
Por meio do Requerimento nº 163/2025, as Vereadoras Andrea Cristina Moreto Gonçalves (PODE) e Eliane Miranda Matsukawa (REPUBLICAN) pediram informações à Prefeitura sobre a possível existência de um estudo técnico e planejamento para instalação de faixas elevadas para pedestres em frente ao Ambulatório Médico de Especialidades - AME e a escolas municipais. A propositura foi aprovada por unanimidade nesta segunda-feira, dia 8 de setembro, na 1833ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Jales.
“Encontrei motoristas de outras cidades, que vêm todos os dias ao município para trazerem pessoas ao AME. Eles disseram que a Rua 14, próximo ao AME, é muito perigosa. Para atravessar da Rua 7 ao outro lado, onde tem uma lanchonete, é um perigo. As pessoas que vêm com veículos da Rua 14, vêm com tudo”, lamentou Moreto na Sessão Ordinária.
A Edil mencionou que no Requerimento foi feito o pedido de estudo sobre a possível instalação de faixas elevadas também em relação às escolas municipais e estaduais dentro da cidade. “Você percebe a dificuldade dos pais em atravessar a rua com as crianças. Então o pedido é que nossa Secretária [de Mobilidade Urbana e Segurança Pública, Beatriz Renesto Faile] Bia preste atenção e faça estudos nesses locais para que nossos moradores ali tenham mais segurança”, explicou.
No Requerimento, Moreto e Miranda afirmaram que é dever do poder público zelar pela segurança no trânsito e garantir condições adequadas de mobilidade aos pedestres, em especial em locais de grande fluxo de pessoas, e mencionaram que, nas proximidades do AME, na Rua 7 e na Rua 14, em frente ao Laboratório Bio Vida, há intensa circulação de pacientes, profissionais de saúde e veículos, situação que aumenta os riscos de acidentes.
Outro ponto mencionado foi que defronte às escolas do município, o movimento de alunos, pais e responsáveis é intenso, especialmente em horários de entrada e saída escolar, tornando imprescindíveis medidas de segurança.
Ainda, as Edis salientaram que têm sido recorrentes as reclamações de pais e munícipes sobre a ausência de faixas elevadas para pedestres nesses locais, inclusive em razão de acidentes de trânsito já registrados.
Assim, Moreto e Miranda indagaram, no Requerimento, se foi realizado algum estudo técnico por parte da Secretaria de Mobilidade Urbana e Segurança Pública quanto à necessidade de implantação de faixas elevadas nas proximidades do AME, e se existe algum planejamento para a instalação de faixas elevadas defronte às escolas do município, visando a maior segurança para alunos e pedestres.
Em caso positivo, as Vereadoras quiseram saber qual é a previsão para a execução dessas obras.
Por último, questionaram quais medidas têm sido adotadas pela Prefeitura para atender as constantes reclamações de pais e munícipes em razão de acidentes de trânsito ocorridos nesses locais.
Mais detalhes sobre o Requerimento estão disponíveis no link https://jales.siscam.com.br/Documentos/Documento/52798.