
A Secretária Municipal de Mobilidade Urbana e Segurança Pública, Beatriz Renesto Faile, respondeu ao Requerimento nº 163/2025, de autoria das Vereadoras Andrea Cristina Moreto Gonçalves (PODE) e Eliane Miranda Matsukawa (REPUBLICAN), sobre a possível existência de um estudo técnico e planejamento para instalação de faixas elevadas para pedestres em frente ao Ambulatório Médico de Especialidades - AME e a escolas municipais.
No documento, as parlamentares indagaram se foi realizado algum estudo técnico quanto à necessidade de implantação dessas faixas elevadas nas proximidades do ambulatório, nas Ruas 7 e 14, em frente ao Laboratório Bio Vida. Faile, em ofício, disse que a Pasta realiza, de forma contínua, estudos técnicos para avaliar a necessidade de implantação de dispositivos de segurança viária, como faixas elevadas, em pontos estratégicos do município, e que a prioridade é dada a locais de grande circulação de pedestres, como unidades de saúde e escolas, buscando conciliar segurança, acessibilidade e fluidez do tráfego.
“Com relação às áreas citadas – nas proximidades do AME, na Rua 7, Rua 14 e em frente ao Laboratório Bio Vida –, a administração já incluiu tais pontos em suas análises preliminares, que servirão de base para futuros planejamentos de intervenção”, complementou a Secretária.
Outra dúvida de Moreto e Matsukawa no Requerimento foi se existe algum planejamento para a instalação de faixas elevadas defronte às escolas do município, visando à maior segurança para alunos e pedestres. A resposta foi que também está em avaliação a implantação de faixas elevadas nos referidos locais, “em consonância com as demandas da comunidade e com as diretrizes do Código de Trânsito Brasileiro”.
As Vereadoras também quiseram saber qual é a previsão para a execução dessas obras. De acordo com Faile no ofício, já está em andamento uma análise preliminar da viabilidade técnica e legal para a execução dos serviços, “dependendo tais intervenções de estudos complementares e da integração com o planejamento da Secretaria Municipal de Obras”. “Contudo, a administração municipal reafirma seu compromisso em priorizar a segurança de alunos, pedestres e demais usuários da via, atuando de forma preventiva e planejada”, salientou.
Por último, no Requerimento as Edis questionaram quais medidas têm sido adotadas pela Prefeitura para atender as constantes reclamações de pais e munícipes em razão de acidentes de trânsito ocorridos nesses locais. A Secretária respondeu que, em grande parte, esses acidentes estão relacionados à negligência dos condutores, que desrespeitam os limites de velocidade, as preferenciais e demais normas de circulação. “Ainda assim, a Prefeitura tem buscado adotar medidas permanentes de monitoramento, fiscalização e adequação do trânsito, de modo a responder às reclamações e preocupações apresentadas por pais, munícipes e usuários da via. Essas ações são conduzidas de forma integrada com os órgãos de segurança”, informou Faile.
Ainda, a Secretária ressaltou que a administração reafirma sua disposição em adotar soluções integradas, que contemplem desde intervenções pontuais de segurança viária até iniciativas de longo prazo voltadas à mobilidade sustentável, “sempre em respeito ao interesse público e à melhoria da qualidade de vida da população”.
Mais detalhes sobre o Requerimento e a resposta estão disponíveis no link https://jales.siscam.com.br/Documentos/Documento/52798.