
Aprovado por unanimidade nesta segunda-feira, dia 22 de setembro, na 1834ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Jales, o Requerimento nº 172/2025, de autoria dos Vereadores Hilton Alessandro Marques de Oliveira (PT) e Leandro Antonio Bigotto (PL), aborda o pedido de informações à Prefeitura sobre a afixação de roteiros e horários do transporte público coletivo na cidade, e sobre orientações a motoristas dos coletivos.
Considerando a licitação homologada em meados de 2025, voltada ao transporte público coletivo de passageiros, os Edis questionaram, na propositura, quando a empresa começará a instalar os pontos de ônibus contendo o roteiro e cronograma do transporte público.
Também perguntaram, no Requerimento, se é possível a realização de reunião e orientações com todos motoristas da frota, visando a reforçar a importância do respeito à velocidade das vias públicas, principalmente voltada à segurança dos cidadãos e cuidados para que não aconteçam acidentes, assim como também para ouvir desses profissionais se o tempo estimado do roteiro corresponde com a necessidade real, para que não tenham que correr para cumprir horários.
Na Sessão Ordinária, o Vereador Rivelino Rodrigues (PP) concordou com Marques e Bigotto, com relação à desatenção, por parte de alguns motoristas de transporte público coletivo. “Agora, tem um detalhe que é prioritário: é a questão das linhas, e infelizmente o trânsito de Jales é complicado, principalmente nos bairros. Então deveria haver também uma conscientização por parte dos motoristas de veículos e motocicletas para que também respeitassem o circular, pois ali são transportadas pessoas que vão ao trabalho, pessoas que têm outros afazeres e muitos idosos. Tem que haver respeito com essas pessoas”, declarou.
Marques, por sua vez, contou que foi procurado por duas pessoas, “sendo que uma falou sobre um ponto de transporte escolar, e também fui procurado por um professor que reclamou da velocidade com que passa o transporte coletivo”. “Diante dessa situação, fiz alguns questionamentos porque a orientação [aos motoristas dos ônibus coletivos] é importante, e reavaliar também, porque às vezes é necessário repensar no percurso e no tempo, já que diversos fatores podem influenciar isso, como o próprio trânsito local e o horário em determinadas situações. Se tem essa deficiência, esse problema, teria que ser relatado inclusive por eles para se ter uma readequação”, avaliou.
Mais detalhes sobre o Requerimento estão disponíveis no link https://jales.siscam.com.br/Documentos/Documento/52930.