
Por meio do Requerimento nº 179/2025, aprovado por unanimidade nesta segunda-feira, dia 6 de outubro, na 1835ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Jales, os Vereadores Hilton Alessandro Marques de Oliveira (PT) e Luís Especiato (PT) solicitaram informações à Prefeitura sobre a possibilidade de adoção de horários alternativos para os agentes de endemias, a fim de se evitar sua exposição nos períodos de calor mais intenso.
“Temos um contrato de trabalho, e isso obviamente demanda que a administração tenha um olhar para essa situação. Acho temerário estarmos com 14,1% de umidade, quando o recomendado é em torno de 60%. Então esse Requerimento tem a finalidade de questionar e ver a possibilidade de se fazer um horário alternativo, principalmente neste período que é de calor intenso na nossa cidade”, explicou Especiato na Sessão Ordinária.
O Vereador Rivelino Rodrigues (PP) votou a favor, mas discordou da propositura. “Estou falando isso, e não é, por favor, contra as pessoas, porque é uma situação que atinge a todos. Já pensou no precedente que vamos abrir? Se for fazer esse tipo de trabalho de interrupção do meio-dia até as três da tarde, o horário não vai bater, e como fica seu cumprimento? Se formos abrir precedentes para um, teremos que abrir para todos, e acho que isso se aplica, infelizmente”, disse.
No Requerimento, Marques e Especiato perguntaram se existe a possibilidade de adoção de horários alternativos para os agentes de endemias. Caso não seja possível a adoção de tais medidas, quiseram saber quais são os motivos técnicos, administrativos ou legais que impedem a implementação dessa alternativa.
Mais detalhes sobre o Requerimento estão disponíveis no link https://jales.siscam.com.br/Documentos/Documento/53060.