
Por meio do Requerimento nº 185/2025, aprovado por unanimidade nesta segunda-feira, dia 6 de outubro, na 1835ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Jales, o Vereador Rivelino Rodrigues (PP) pediu informações ao Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região de Jales – Consirj, relacionadas à contratação de sua nova Diretora Administrativa, Maria Neude Vieira Santana de Souza.
No documento, o parlamentar solicitou ao Presidente do Consórcio, Paulo Henrique Miotto, cópia da Ata de reunião da Assembleia Geral do Consirj, onde foi apresentado o nome de Souza para ocupar o cargo de Diretora Administrativa, além de cópia da Ata de reunião do Conselho Curador do Consórcio, onde também consta seu nome para a função, e de cópia da Ata da reunião do Conselho Curador do Consirj, com sua nova composição, após Souza ter assumido a Diretoria Administrativa.
“Espero que essas cópias de atas apareçam, se não, vou procurar o Ministério Público. A informação que me chegou da senhora Nilva [Gomes Rodrigues de Souza], Secretária Municipal de Saúde, é que não houve apresentação do nome dessa senhora – e não a conheço. Simplesmente dispensaram José Roberto Pietrobom e colocaram essa senhora”, apontou Rodrigues na Sessão Ordinária.
O Edil salientou que, segundo Nilva, o nome de Souza precisaria passar pelo crivo do Conselho Curador, composto pelos secretários e secretárias de saúde, “até porque a senhora Maria Neude era Presidente do Conselho, ou seja, pelo que se apresenta, hoje o Conselho Curador está sem Presidente”.
“Não sei se a senhora Maria Neude é servidora do município de Santana da Ponte Pensa ou se era comissionada, pois de acordo com o estatuto do Consirj, se ela for concursada em Santana, será cedida aqui para Jales, e uma eventual diferença salarial teria que ser discutida também pela assembleia e pelo Conselho Curador. Essas informações, pelo menos pelo que disse a Secretária de Saúde, não existem. Vamos aguardar as cópias desses documentos. Agora, se não tiver, isso é muito sério, e não se pode admitir esse tipo de atitude”, disse Rodrigues.
Mais detalhes sobre o Requerimento estão disponíveis no link https://jales.siscam.com.br/Documentos/Documento/53051.